Os países do G7 vão realizar simulações de defesa contra ciberataques impulsionados por inteligência artificial, segundo um anúncio da ministra das Finanças japonesa noticiado pela Lusa no ECO a 16 de outubro.

O relato não apresenta um calendário dos exercícios ou os seus resultados. Também não confirma que a IA tenha sido usada nos incidentes recentes que refere.

## Da preocupação ao teste da resposta

Na leitura PTIA, o desenvolvimento relevante é colocar a preparação operacional no centro da discussão. Um risco pode ser conhecido sem que uma organização tenha esclarecido o que faz quando ele se concretiza.

Um exercício pode servir para observar decisões, comunicação e dependências. Não prova que uma organização está protegida de todas as ameaças e não substitui a avaliação dos seus sistemas.

## O interesse para Portugal

Portugal não integra o G7 e não foi anunciada participação portuguesa nesta iniciativa. Também não foram apresentadas novas obrigações para empresas nacionais.

Ainda assim, a discussão interessa a organizações que dependem de serviços digitais e de parceiros internacionais. Uma interrupção pode exigir coordenação entre equipas e entidades diferentes, não apenas uma resposta técnica isolada.

As perguntas editoriais PTIA são práticas: existe clareza sobre quem decide? A comunicação continua a funcionar quando os canais habituais falham? As prioridades são compreendidas pelas equipas e pelos parceiros?

Estas perguntas não são regras específicas do anúncio do G7. São uma forma de olhar para o que a preparação significa no quotidiano de uma organização.

O ponto não é assumir que todos os ataques já usam IA. É evitar que a velocidade do debate tecnológico deixe para trás a capacidade de responder com coordenação e responsabilidade.

Fontes: https://eco.sapo.pt/2026/10/16/paises-do-g7-vao-testar-defesa-contra-ciberataques-com-ia/